Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Cultural

Thiago Martins de Melo – Resistência

04 de novembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024

14:00 - 18:00

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Organizado por Fundação Iberê Camargo

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 10/01/2024

Sobre o evento

As pinturas de Thiago Martins de Melo fazem parte de uma longa tradição de “pinturas históricas” que retratam temas históricos, religiosos, mitológicos, alegóricos ou literários. Os assuntos e as temáticas que o artista retrata estão ancorados na realidade da sociedade brasileira e da sul-americana em geral, mas têm alcance universal. Ele cita e descreve eventos históricos, complexos e problemáticos, além de lançar luz sobre questões críticas que ainda persistem na sociedade brasileira. Colonização e pós-colonização; expropriação de terras e roubo de recursos; dominação física e psicológica; exploração de escravos; manipulação através da religião; a fusão de raças (indígena, branca ocidental, africana negra) — todas estas são questões importantes. 

Thiago Martins de Melo é um pintor “expressionista barroco”, um estilo em que o tamanho grande e a complexidade da composição, assim como a sensualidade das pinceladas, absorvem o espectador visual e emocionalmente em uma leitura global, não linear, enigmática e misteriosa. Figuras inventadas e citadas, objetos e paisagens são unidos, em grande parte, pelo estilo muito pessoal do artista, que mistura facilmente o real com o surreal e dá credibilidade à história na qual humanos e divindades coexistem. 

A exposição é apresentada em duas partes. Na primeira, há pinturas que denunciam certos eventos e políticas no Brasil. Na segunda — apaziguamento —, há pinturas em que o artista explora questões existenciais relacionadas à mitologia e à metafísica. 

Gunnar B. Kvaran 
Curador 

Conheça o organizador

Fundação Iberê Camargo

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Arte e Teatro
  • Musicais
  • Show de música
  • Experiências de aprendizagem
  • Show de música

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa