Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
outubro, 2024

O que fazer em Porto Alegre: 10 passeios

10 lugares imperdíveis para conhecer melhor os costumes e a cultura da capital gaúcha.
Compartilhe:
Atualizado em 10/10/2024
Foto: Jefferson Bernardes / PMPA

Se tu quer conhecer a alma da Capital do Rio Grande do Sul, aqueles locais que mais representam nossa cultura, fica aqui. Nós selecionamos alguns lugares que fazem parte do cotidiano do porto-alegrense. Um roteiro com dicas preciosas sobre o que fazer em Porto Alegre. Mas, pera aí!! Antes de embarcar nesse passeio, baixa o app da Kovi. O aplicativo de transporte individual que te leva para explorar a cidade com segurança e preço justo! Uma nova forma de mobilidade, que valoriza o trabalho dos motoristas e a tranquilidade dos passageiros.

Parque da Redenção

O maior parque de Porto Alegre tem opções de gastronomia, lazer, esporte, cultura e compras e é, sem dúvidas, o lugar que mais representa a cultura local. O nome oficial é Parque Farroupilha, mas quem é daqui chama de Redenção. Com mais de 10 mil árvores, é considerado o pulmão da Capital do Rio Grande do Sul. Os Ipês-roxos e os exuberantes Guapuruvus com suas flores amarelas colorem a paisagem na primavera. Há obras artísticas e monumentos espalhados por toda extensão do parque. Para agradar os pequenos, pracinhas e parque de diversões, além de um trem que circula pelo local e dos pedalinhos em formato de cisne para percorrer o lago. O parque é tão versátil e diverso que ainda tem campo de futebol, pista de corrida, operações gastronômicas e até uma casa de espetáculo, o Auditório Araújo (aqui tu encontra a programação de shows do Araújo e de outros espaços culturais). Nos findes, têm feiras na Av. José Bonifácio. Aos sábados, a via se torna o maior espaço de venda de orgânicos da América Latina. Os turistas vão amar também o Brique da Redenção: tradicional feira de artesanato, artes e antiguidades que ocorre todos os domingos desde 1978.

Mercado Público

O prédio amarelo, construído em 1869, já renasceu algumas vezes ao longo de sua história – inclusive após a enchente de maio de 2024. São mais de 100 bancas dos mais variados tipos, principalmente de alimentos e de gastronomia. Há estabelecimentos que vendem desde os ingredientes mais simples para a comida do dia a dia até os itens mais diferentes para quem quer colocar o sabor do mundo dentro das panelas. Os dois restaurantes mais antigos do Rio Grande do Sul ficam no Mercado: o Gambrinus e o Naval. Tem também muita opção saudável para quem quer definir o shape e ervas para todos os tipos de males, desde o coração até dor no dedão do pé. Seguindo a tradição dos mercados populares, dá até para negociar um desconto nos preços! Para os turistas, além de todo aspecto cultural que o lugar representa, há centenas de opções de lembrancinhas para levar um pouco de Porto Alegre na mala. Além disso, é fácil de chegar: fica no coração da cidade, no Centro Histórico. Para não precisar se preocupar com estacionamento, já sabe, né? Pede um Kovi e aproveita!

Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ

O centro cultural mais querido do Estado ocupa o edifício do antigo Hotel Majestic. Lugar onde viveu o escritor Mario Quintana e, hoje, o homenageia. A Casa mantém em exposição o Quarto do Poeta, uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor. Na CCMQ há espaços dedicados ao cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura. A programação de oficinas e eventos ligados às mais diversas formas de arte ocorre durante todo ano. Entrando pela Rua Sete de Setembro, tu dá de cara com o Térreo, bar e restaurante, que funciona de quarta a domingo. Em dias de shows, a música invade toda a Travessa Rua dos Cataventos e é impossível resistir a uns passinhos. Pela entrada da Rua dos Andradas, está a Livraria Taverna com um acervo cuidadosamente escolhido nas áreas de literatura, filosofia, ciências humanas e artes. No terraço, um lindo e diverso jardim homenageia o ambientalista José Lutzenberger. Uma ilha de verde em pleno centro da cidade – muito instagramável, por sinal. De terça a domingo, dá para frequentar o Lola Bar, que ocupa a cúpula do prédio. Quem curtiu um pôr do sol por lá não esquece.  A dica é escolher uma das mesas ao ar livre e uma garrafa da carta de vinhos gaúchos e ser feliz com a vista do nosso charmoso Guaíba.

Churrascaria

Porto Alegre ostenta orgulhosamente o título de “Capital Mundial do Churrasco” já que somos a cidade com o maior número de churrasqueiras por habitante! Seja nas casas, ou nos restaurantes, tem uma para cada tipo de momento e público. No espeto, ou na parrilla, o gaúcho sabe como ninguém assar e oferecer um suculenta carne – e, claro, os acompanhamentos. Se tu quer conhecer o autêntico churrasco gaúcho, nossa dica é viver a experiência na primeira churrascaria do Brasil: a Santo Antônio.

Arredores da Duque

Uma rua que agrada a toda gente: essa é a Duque de Caxias. São muitos prédios históricos importantes pertinho um do outro: Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Catedral Metropolitana, Palácio da Justiça, Theatro São Pedro… Conectando todos eles, está a Praça da Matriz. Ali pertinho tem o Museu Júlio de Castilhos com entrada gratuita e muita informação sobre a formação do nosso Estado. Nossa dica é visitar esses atrativos entres as refeições de um dia todinho dedicado ao coração da capital. Tu pode começar em uma padaria como a Pão e Maria, almoçar no Moa Cafeteria, tomar um drink no nosso queridinho Café da Catedral e terminar a noite em um dos bares que ocupam o Viaduto Otávio Rocha, mais conhecido como Viaduto da Borges. Na hora de ir embora, cuidado com os degraus da escadaria e chama um Kovi para te levar para casa ou para a hospedagem!

Theatro São Pedro

Uma joia da cultura gaúcha. É assim que a gente define o Theatro São Pedro. Inaugurado em 1858, tem uma imponente fachada em estilo neoclássico que chama a atenção de quem passa pelo Centro Histórico. Mas o encantamento acontece mesmo, ao cruzar as portas de vidro. As cortinas e o carpete vermelhos, os lustres, os arcos e as colunas fazem parte de uma experiência que remete aos antigos teatros europeus. A programação é bastante eclética, com espetáculos de música, dança e teatro — inclusive com opções para a gurizadinha. No Foyer Nobre do teatro, dá para aproveitar as delícias do Café com Panc. Coladinho no prédio histórico fica o Multipalco Eva Sopher. O edifício tem cinco andares subterrâneos que recebem oficinas, workshops, aulas de música e eventos. Na praça do Multipalco, está instalado o Du’Attos Restaurante que abre de segunda a sábado para almoço. Visitante que se preze não sai de Porto Alegre sem dar uma passadinha no Theatro São Pedro – morador, então, nem se fala!

Orla do Guaíba

O xodó da nossa cidade, onde tu encontra o pôr do sol mais encantador do planeta! A última renovação aconteceu no trecho onde fica o Pontal. Um complexo multiuso, que conta com parque, shopping, hotel e centro de eventos. Nos finais de semana, os brinquedos infantis e os bancos na sombra das árvores são os espaços mais concorridos por quem quer curtir a natureza grudadinho com o Guaíba. Andando um pouco, nem precisa pegar o carro, tu pode conhecer o lindo e icônico prédio da Fundação Iberê Camargo. Bem pertinho dali, aos domingos, tu tem passe livre para ocupar a Avenida Edvaldo Pereira Paiva como quiser. Uma das pistas é fechada ao trânsito e fica repleta de famílias, ciclistas, corredores, patinadores e skatistas. A dica de ouro é chegar lá de Kovi, depois alugar uma bike para percorrer as opções de lazer ou até aproveitar que no finde é oferecido um serviço de quadriciclo — que as crianças amam. Com uma dessas opções se chega rapidinho ao Trecho 3 da Orla, onde fica a maior pista de skate da América Latina. Ali também estão diversas quadras esportivas, incluindo futebol society, basquete e tênis. Há quiosques instalados na área para deixar os encontros entre amigos mais animados. Uma para obrigatória é no principal cartão postal da cidade, a Usina do Gasômetro.

Navegando pelo Guaíba

Não há como resistir aos encantos do Guaíba que fica mais lindo visto a partir de uma embarcação. Entre as opções há barcos turísticos, veleiros e até um catamarã que funciona como meio de transporte de passageiros. A bordo dá para admirar a Usina do Gasômetro, os Armazéns do Cais do Porto e a cúpula da Catedral Metropolitana, além dos parques da orla. Nos passeios turísticos também é possível conhecer a região das ilhas, saber mais sobre a história da cidade e, é claro, desfrutar do entardecer mais lindo do mundo. As embarcações como Cisne Branco, Noiva do Caí II e Porto Alegre 10 oferecem passeios que podem incluir até baladas. O ingresso mais disputado é o do happy hour no pôr do sol, por motivos óbvios! Bons drinks, brisa incrível e vista sensacional formam a combinação perfeita. 

Bairro Moinhos de Vento

Foi nessa região que famílias açorianas se instalaram e passaram a cultivar e moer trigo em moinhos, nos primórdios da cidade. É por isso que seu principal parque, o Moinhos de Vento, tem uma réplica do equipamento como atração turística. Carinhosamente chamado de Parcão, o espaço conta com pista de caminhada, playground, quadras esportivas e um lago artificial que serve de morada para (acredite) 300 tartarugas! O chamado Quadrilátero da Padre Chagas é outra área imperdível, porque reúne restaurantes deliciosos, lojas, bares e lindas árvores que emolduram a paisagem. Por ali, tu desbrava o Casario da rua Félix da Cunha, passeia pela rua Dinarte Ribeiro e pode esticar a caminhada até um dos pontos turísticos mais adorados da cidade. O Jardim do DMAE, uma estação de tratamento de água que tão linda que se tornou um dos pontos preferidos na capital para sessões de fotos e piqueniques. O lugar também recebe feira de artesanato, brechós e até culinária vegana – democrático como a capital dos gaúchos.

Shoppings

Vendo os porto-alegrenses tão orgulhosos do mais lindo pôr-do-sol do mundo e dos nossos lindos parques, talvez tu te surpreenda com essa informação: a gente também adora um shopping! Não há como negar, esses grandes centros comerciais tornam a vida mais prática! O Shopping Iguatemi é o maior, tem uma enorme diversidade de operações, incluindo marcas de luxo internacionais. O Bourbon Country fica atrás e conta com hipermercado, Food Hall e até um Teatro. O Shopping Total fica em um prédio histórico de uma antiga cervejaria e ainda preserva os túneis, as caldeiras e uma enorme chaminé. Conta com mais de 450 lojas! O Shopping Praia de Belas vem se modernizando ao longo das décadas e incluiu uma mega academia, uma unidade de emissão de passaportes da Polícia Federal e até uma sala de teatro infantil. No BarraShoppingSul, os adultos vão amar a variedade de operações gastronômicas. Entre as crianças, o grande sucesso é o BarraCadabra, uma arena de brincadeiras gratuita e tri divertida ao ar livre. O mais recente dos shoppings da capital é o Pontal Shopping, resultado da revitalização de uma área onde ficava um estaleiro para navios. É o único dos empreendimentos que conta com um parque aberto ao público e vista privilegiada do nosso amado Guaíba. Nos finais de tarde, dá para curtir o entardecer ouvindo o barulho da água e curtindo a brisa do Lago, um privilégio!

Outros artigos relacionados

Artigo
Selecionamos quatro peças de Porto Alegre que caíram no gosto do público e encantam gerações
Artigo
Mercado Público de Porto Alegre ficou 41 dias fechado e retoma as atividades gradualmente.
Artigo
Mais antigo mercado público do Brasil, o gigante prédio amarelo no Centro de Porto Alegre carrega muita história e cultura desde 1869.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes