Se tu quer conhecer a alma da Capital do Rio Grande do Sul, aqueles locais que mais representam nossa cultura, fica aqui. Nós selecionamos alguns lugares que fazem parte do cotidiano do porto-alegrense. Um roteiro com dicas preciosas sobre o que fazer em Porto Alegre. Mas, pera aí!! Antes de embarcar nesse passeio, baixa o app da Kovi. O aplicativo de transporte individual que te leva para explorar a cidade com segurança e preço justo! Uma nova forma de mobilidade, que valoriza o trabalho dos motoristas e a tranquilidade dos passageiros.
Parque da Redenção
O maior parque de Porto Alegre tem opções de gastronomia, lazer, esporte, cultura e compras e é, sem dúvidas, o lugar que mais representa a cultura local. O nome oficial é Parque Farroupilha, mas quem é daqui chama de Redenção. Com mais de 10 mil árvores, é considerado o pulmão da Capital do Rio Grande do Sul. Os Ipês-roxos e os exuberantes Guapuruvus com suas flores amarelas colorem a paisagem na primavera. Há obras artísticas e monumentos espalhados por toda extensão do parque. Para agradar os pequenos, pracinhas e parque de diversões, além de um trem que circula pelo local e dos pedalinhos em formato de cisne para percorrer o lago. O parque é tão versátil e diverso que ainda tem campo de futebol, pista de corrida, operações gastronômicas e até uma casa de espetáculo, o Auditório Araújo (aqui tu encontra a programação de shows do Araújo e de outros espaços culturais). Nos findes, têm feiras na Av. José Bonifácio. Aos sábados, a via se torna o maior espaço de venda de orgânicos da América Latina. Os turistas vão amar também o Brique da Redenção: tradicional feira de artesanato, artes e antiguidades que ocorre todos os domingos desde 1978.
Mercado Público
O prédio amarelo, construído em 1869, já renasceu algumas vezes ao longo de sua história – inclusive após a enchente de maio de 2024. São mais de 100 bancas dos mais variados tipos, principalmente de alimentos e de gastronomia. Há estabelecimentos que vendem desde os ingredientes mais simples para a comida do dia a dia até os itens mais diferentes para quem quer colocar o sabor do mundo dentro das panelas. Os dois restaurantes mais antigos do Rio Grande do Sul ficam no Mercado: o Gambrinus e o Naval. Tem também muita opção saudável para quem quer definir o shape e ervas para todos os tipos de males, desde o coração até dor no dedão do pé. Seguindo a tradição dos mercados populares, dá até para negociar um desconto nos preços! Para os turistas, além de todo aspecto cultural que o lugar representa, há centenas de opções de lembrancinhas para levar um pouco de Porto Alegre na mala. Além disso, é fácil de chegar: fica no coração da cidade, no Centro Histórico. Para não precisar se preocupar com estacionamento, já sabe, né? Pede um Kovi e aproveita!
Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ
O centro cultural mais querido do Estado ocupa o edifício do antigo Hotel Majestic. Lugar onde viveu o escritor Mario Quintana e, hoje, o homenageia. A Casa mantém em exposição o Quarto do Poeta, uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor. Na CCMQ há espaços dedicados ao cinema, música, artes visuais, dança, teatro e literatura. A programação de oficinas e eventos ligados às mais diversas formas de arte ocorre durante todo ano. Entrando pela Rua Sete de Setembro, tu dá de cara com o Térreo, bar e restaurante, que funciona de quarta a domingo. Em dias de shows, a música invade toda a Travessa Rua dos Cataventos e é impossível resistir a uns passinhos. Pela entrada da Rua dos Andradas, está a Livraria Taverna com um acervo cuidadosamente escolhido nas áreas de literatura, filosofia, ciências humanas e artes. No terraço, um lindo e diverso jardim homenageia o ambientalista José Lutzenberger. Uma ilha de verde em pleno centro da cidade – muito instagramável, por sinal. De terça a domingo, dá para frequentar o Lola Bar, que ocupa a cúpula do prédio. Quem curtiu um pôr do sol por lá não esquece. A dica é escolher uma das mesas ao ar livre e uma garrafa da carta de vinhos gaúchos e ser feliz com a vista do nosso charmoso Guaíba.
Churrascaria
Porto Alegre ostenta orgulhosamente o título de “Capital Mundial do Churrasco” já que somos a cidade com o maior número de churrasqueiras por habitante! Seja nas casas, ou nos restaurantes, tem uma para cada tipo de momento e público. No espeto, ou na parrilla, o gaúcho sabe como ninguém assar e oferecer um suculenta carne – e, claro, os acompanhamentos. Se tu quer conhecer o autêntico churrasco gaúcho, nossa dica é viver a experiência na primeira churrascaria do Brasil: a Santo Antônio.
Arredores da Duque
Uma rua que agrada a toda gente: essa é a Duque de Caxias. São muitos prédios históricos importantes pertinho um do outro: Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Catedral Metropolitana, Palácio da Justiça, Theatro São Pedro… Conectando todos eles, está a Praça da Matriz. Ali pertinho tem o Museu Júlio de Castilhos com entrada gratuita e muita informação sobre a formação do nosso Estado. Nossa dica é visitar esses atrativos entres as refeições de um dia todinho dedicado ao coração da capital. Tu pode começar em uma padaria como a Pão e Maria, almoçar no Moa Cafeteria, tomar um drink no nosso queridinho Café da Catedral e terminar a noite em um dos bares que ocupam o Viaduto Otávio Rocha, mais conhecido como Viaduto da Borges. Na hora de ir embora, cuidado com os degraus da escadaria e chama um Kovi para te levar para casa ou para a hospedagem!
Theatro São Pedro
Uma joia da cultura gaúcha. É assim que a gente define o Theatro São Pedro. Inaugurado em 1858, tem uma imponente fachada em estilo neoclássico que chama a atenção de quem passa pelo Centro Histórico. Mas o encantamento acontece mesmo, ao cruzar as portas de vidro. As cortinas e o carpete vermelhos, os lustres, os arcos e as colunas fazem parte de uma experiência que remete aos antigos teatros europeus. A programação é bastante eclética, com espetáculos de música, dança e teatro — inclusive com opções para a gurizadinha. No Foyer Nobre do teatro, dá para aproveitar as delícias do Café com Panc. Coladinho no prédio histórico fica o Multipalco Eva Sopher. O edifício tem cinco andares subterrâneos que recebem oficinas, workshops, aulas de música e eventos. Na praça do Multipalco, está instalado o Du’Attos Restaurante que abre de segunda a sábado para almoço. Visitante que se preze não sai de Porto Alegre sem dar uma passadinha no Theatro São Pedro – morador, então, nem se fala!
Orla do Guaíba
O xodó da nossa cidade, onde tu encontra o pôr do sol mais encantador do planeta! A última renovação aconteceu no trecho onde fica o Pontal. Um complexo multiuso, que conta com parque, shopping, hotel e centro de eventos. Nos finais de semana, os brinquedos infantis e os bancos na sombra das árvores são os espaços mais concorridos por quem quer curtir a natureza grudadinho com o Guaíba. Andando um pouco, nem precisa pegar o carro, tu pode conhecer o lindo e icônico prédio da Fundação Iberê Camargo. Bem pertinho dali, aos domingos, tu tem passe livre para ocupar a Avenida Edvaldo Pereira Paiva como quiser. Uma das pistas é fechada ao trânsito e fica repleta de famílias, ciclistas, corredores, patinadores e skatistas. A dica de ouro é chegar lá de Kovi, depois alugar uma bike para percorrer as opções de lazer ou até aproveitar que no finde é oferecido um serviço de quadriciclo — que as crianças amam. Com uma dessas opções se chega rapidinho ao Trecho 3 da Orla, onde fica a maior pista de skate da América Latina. Ali também estão diversas quadras esportivas, incluindo futebol society, basquete e tênis. Há quiosques instalados na área para deixar os encontros entre amigos mais animados. Uma para obrigatória é no principal cartão postal da cidade, a Usina do Gasômetro.
Navegando pelo Guaíba
Não há como resistir aos encantos do Guaíba que fica mais lindo visto a partir de uma embarcação. Entre as opções há barcos turísticos, veleiros e até um catamarã que funciona como meio de transporte de passageiros. A bordo dá para admirar a Usina do Gasômetro, os Armazéns do Cais do Porto e a cúpula da Catedral Metropolitana, além dos parques da orla. Nos passeios turísticos também é possível conhecer a região das ilhas, saber mais sobre a história da cidade e, é claro, desfrutar do entardecer mais lindo do mundo. As embarcações como Cisne Branco, Noiva do Caí II e Porto Alegre 10 oferecem passeios que podem incluir até baladas. O ingresso mais disputado é o do happy hour no pôr do sol, por motivos óbvios! Bons drinks, brisa incrível e vista sensacional formam a combinação perfeita.
Foto: Jefferson Bernardes/PMPA
Bairro Moinhos de Vento
Foi nessa região que famílias açorianas se instalaram e passaram a cultivar e moer trigo em moinhos, nos primórdios da cidade. É por isso que seu principal parque, o Moinhos de Vento, tem uma réplica do equipamento como atração turística. Carinhosamente chamado de Parcão, o espaço conta com pista de caminhada, playground, quadras esportivas e um lago artificial que serve de morada para (acredite) 300 tartarugas! O chamado Quadrilátero da Padre Chagas é outra área imperdível, porque reúne restaurantes deliciosos, lojas, bares e lindas árvores que emolduram a paisagem. Por ali, tu desbrava o Casario da rua Félix da Cunha, passeia pela rua Dinarte Ribeiro e pode esticar a caminhada até um dos pontos turísticos mais adorados da cidade. O Jardim do DMAE, uma estação de tratamento de água que tão linda que se tornou um dos pontos preferidos na capital para sessões de fotos e piqueniques. O lugar também recebe feira de artesanato, brechós e até culinária vegana – democrático como a capital dos gaúchos.
Shoppings
Vendo os porto-alegrenses tão orgulhosos do mais lindo pôr-do-sol do mundo e dos nossos lindos parques, talvez tu te surpreenda com essa informação: a gente também adora um shopping! Não há como negar, esses grandes centros comerciais tornam a vida mais prática! O Shopping Iguatemi é o maior, tem uma enorme diversidade de operações, incluindo marcas de luxo internacionais. O Bourbon Country fica atrás e conta com hipermercado, Food Hall e até um Teatro. O Shopping Total fica em um prédio histórico de uma antiga cervejaria e ainda preserva os túneis, as caldeiras e uma enorme chaminé. Conta com mais de 450 lojas! O Shopping Praia de Belas vem se modernizando ao longo das décadas e incluiu uma mega academia, uma unidade de emissão de passaportes da Polícia Federal e até uma sala de teatro infantil. No BarraShoppingSul, os adultos vão amar a variedade de operações gastronômicas. Entre as crianças, o grande sucesso é o BarraCadabra, uma arena de brincadeiras gratuita e tri divertida ao ar livre. O mais recente dos shoppings da capital é o Pontal Shopping, resultado da revitalização de uma área onde ficava um estaleiro para navios. É o único dos empreendimentos que conta com um parque aberto ao público e vista privilegiada do nosso amado Guaíba. Nos finais de tarde, dá para curtir o entardecer ouvindo o barulho da água e curtindo a brisa do Lago, um privilégio!